Como fazer amigos no intercâmbio

Fazer amigos durante um intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras que você pode vivenciar. Afinal, esses laços formados além das fronteiras não apenas tornam a jornada mais memorável, mas também oferecem apoio emocional, oportunidades de aprendizado cultural e momentos de diversão inesquecíveis.

Por isso, neste artigo, vamos explorar a importância de cultivar amizades durante um intercâmbio e compartilhar dicas práticas para você se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo. Preparado para expandir seus horizontes e criar laços que perdurarão para toda a vida?

Então vamos lá!

A importância de fazer amigos enquanto estiver no exterior

Fazer amigos durante um intercâmbio vai muito além de simplesmente ter companhia para explorar a nova cidade. Essas conexões desempenham um papel fundamental no seu bem-estar emocional, social e até mesmo acadêmico. Quer ver?

Aqui vão algumas razões pelas quais fazer amigos durante o intercâmbio é essencial:

1. Apoio emocional: Estar longe de casa, mesmo que por escolha própria, pode ser desafiador muitas vezes, e ter amigos próximos pode fornecer o apoio emocional de que você precisa para lidar com as dificuldades e os momentos de saudade.

2. Intercâmbio cultural: Ao fazer amizade com pessoas de diferentes origens culturais, você tem a oportunidade de aprender mais sobre o mundo sob novos olhares, expandir sua perspectiva e mergulhar em tradições e costumes até então desconhecidos!

3. Melhoria no idioma: Interagir regularmente com falantes nativos do idioma do país hospedeiro pode acelerar significativamente o seu aprendizado do idioma, permitindo que você se familiarize com sotaques, gírias e expressões locais.

4. Oportunidades de networking: As amizades que você faz durante o intercâmbio podem se transformar em valiosas conexões profissionais no futuro, abrindo portas para oportunidades de emprego em todo o mundo.

5. Desenvolvimento pessoal: As interações sociais durante o intercâmbio promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe, que são essenciais para o crescimento pessoal e profissional.

Ao entender a importância de fazer amigos durante o intercâmbio, você estará mais motivado e preparado para se envolver ativamente na comunidade local, buscar oportunidades de socialização e construir relacionamentos significativos que tornarão sua jornada de intercâmbio ainda mais inesquecível.

Agora que você já sabe disso, vamos ao principal…

7 dicas para fazer amigos no intercâmbio

Banner teste de perfil Universidade do Intercâmbio

1. Participe de atividades em grupo

Uma das maneiras mais eficazes de conhecer pessoas durante um intercâmbio é participar de atividades em grupo, como clubes estudantis, eventos esportivos, grupos de estudo ou voluntariado. Essas atividades proporcionam oportunidades naturais para interagir com outros estudantes e compartilhar interesses comuns.

2. Demonstre interesse!

Esteja aberto a conhecer novas pessoas e seja amigável ao interagir com colegas de classe, moradores locais, colegas de trabalho ou outros intercambistas. Sorria, faça perguntas e demonstre interesse genuíno pelas pessoas ao seu redor.

3. Use aplicativos e redes sociais a seu favor

Aproveite as plataformas digitais, como grupos de estudantes no Facebook, aplicativos de encontros de intercâmbio ou redes sociais voltadas para intercambistas, para conectar-se com outras pessoas antes mesmo de chegar ao destino. Isso pode ajudá-lo a estabelecer conexões antecipadas e facilitar encontros pessoais.

4. Participe de eventos culturais

Explore a cultura local participando de intercâmbios culturais, eventos comunitários e festivais tradicionais. Isso não apenas o imergirá na vida local, mas também proporcionará oportunidades para conhecer pessoas de diferentes origens e nacionalidades.

5. Converse com as pessoas e aproveite para praticar o idioma local

Demonstre interesse em aprender o idioma local e pratique regularmente com falantes nativos. Além de melhorar suas habilidades linguísticas, isso também pode abrir portas para fazer novas amizades e integrar-se à comunidade local de forma mais profunda.

6. Seja proativo

Não espere que as amizades venham até você. Seja proativo ao iniciar conversas, propor atividades em grupo e convidar pessoas para sair. Esteja disposto a sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas para expandir seu círculo social.

7. Mantenha sua mente aberta

Esteja aberto a conhecer pessoas de diferentes origens culturais, religiões, etnias e estilos de vida. Respeite as diferenças e esteja disposto a aprender com as experiências e perspectivas únicas de cada indivíduo.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio já em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Duy Pham na Unsplash

03 Mai 2024

7 fatos sobre a Itália

Descubra curiosidades incríveis sobre a cultura, história e belezas da Itália!

16 Mai 2024