BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como fazer uma carta de apresentação para currículo?

Na hora de se candidatar para um emprego ou estágio em diversos países fora do Brasil, a carta de apresentação para currículo (ou cover letter) é um documento que pode fazer toda a diferença entre conquistar uma entrevista ou ser completamente ignorado. Por isso é fundamental dedicar o tempo que for necessário para escrever cartas de apresentação eficazes.

O que é uma carta de apresentação?

Antes de começar a escrever uma carta de apresentação para currículo, você deve se familiarizar com o propósito do documento. A cover letter nada mais é que um documento enviado junto com o CV para fornecer informações adicionais sobre suas habilidades e experiência.

Ela fornece informações detalhadas sobre o motivo pelo qual você está qualificado para o emprego ao qual está se candidatando. Por isso, na hora de escrever uma carta de apresentação é importante não se limitar a repetir o que está em seu currículo. Em vez disso, inclua informações específicas sobre por que você se encaixa perfeitamente nos requisitos de trabalho do empregador.

7 empresas para fazer estágio fora do Brasil

Nem todas as vagas disponíveis exigem necessariamente uma carta de apresentação. Mas é interessante incluí-la no currículo mesmo quando não solicitada. Isso porque, geralmente, os empregadores utilizam esse documento como uma forma de determinar quais candidatos eles gostariam de entrevistar, e isso antes mesmo de analisarem o currículo propriamente dito.

E obviamente não é nada indicado utilizar uma mesma carta de apresentação para várias oportunidades. Pelo contrário! Se a ideia é mostrar que você se qualifica para aquela vaga em específico, você precisa provar na carta de apresentação os motivos para isso, e com toda certeza essas razões não serão as mesmas para todas as vagas de trabalho ou estágio que te interessarem. Além disso, ao escrever uma carta de apresentação exclusiva, você mostrará que de fato se esforçou para se aplicar para aquela oportunidade em questão.

(Foto: Polly Bohl/Flickr)

Os diferentes tipos de cartas de apresentação

Existem três tipos gerais de carta de apresentação para currículo, cada uma se adequando a um propósito específico:

  1. Carta de aplicação (Application letter): Deve ser enviada quando o interessado se aplica para uma vaga de trabalho já disponibilizada.
  2. Carta de prospecção (Prospecting letter): É utilizada para entrar em contato com possíveis empregadores e averiguar possíveis oportunidades
  3. Carta de networking (Networking letter): Solicita informações e assistência na busca por uma oportunidade

O que incluir na carta de apresentação?

Uma carta de apresentação para currículo deve ter o propósito de complementá-lo, e não de duplicá-lo. Ou seja, o objetivo central desse documento é interpretar o currículo (que é mais factual e orientado a dados) e adicionar um toque pessoal na candidatura de emprego ou estágio.

Uma carta de apresentação para currículo geralmente é o primeiro contato por escrito com um empregador em potencial, criando uma primeira impressão crítica para o andamento do processo seletivo. Algo que pode parecer pequeno, como um erro de digitação, pode fazer com que sua aplicação seja imediatamente retirada da lista de possíveis selecionadas. Por outro lado, mesmo que sua carta de apresentação não tenha erros de escrita, ela pode ser também desconsiderada se for genérica demais, não fazendo referência à empresa ou às especificações informadas na descrição do cargo.

Uma carta de apresentação para currículo eficaz irá explicar as razões de seu interesse na organização específica e identificar suas habilidades ou experiências mais relevantes.

Para não cair em ciladas na hora de escrever uma carta de apresentação, é importante seguir essas recomendações:

  • Determine a relevância da sua carta lendo cuidadosamente a descrição da oportunidade, avaliando as habilidades necessárias e combinando-as com suas próprias habilidades.
  • Pense em situações em que você aplicou essas habilidades e como elas seriam eficazes no cargo disponível.

O que deixar de fora da carta de apresentação?

Há algumas coisas que você não precisa incluir em uma carta de apresentação para currículo. Lembre-se sempre que esse documento é sobre suas qualificações para o trabalho, e não sobre você pessoalmente. Não há necessidade de compartilhar informações pessoais sobre você ou sua família; e se você não tem todas as qualificações que o empregador procura, não mencione isso. Em vez disso, concentre-se nas credenciais que você possui e que correspondem ao que é desejado para a vaga em questão. Também não faça nenhuma menção a salário, a menos que a empresa solicite seus requisitos salariais. Da mesma forma, não é apropriado fazer perguntas sobre a oportunidade, o horário ou os benefícios.

Outro detalhe importante: não escreva muito! Mantenha sua carta focada, concisa e com apenas alguns parágrafos de extensão. É importante transmitir informações suficientes para motivar o responsável pela seleção do estágio/emprego a entrar em contato com você para uma entrevista. Se você escrever muito, provavelmente sua carta sequer será lida até o final.

Personalize sua carta de apresentação para currículo

Como já foi dito, é muito importante que sua carta de apresentação para currículo seja adequada a cada cargo para o qual você estiver se candidatando, o que significa mais do que apenas alterar o nome da empresa no corpo da carta.

Cada carta de apresentação que você escreve deve ser personalizada para incluir:

  • A oportunidade para a qual você está se candidatando (inclua o cargo no parágrafo inicial)
  • Como você ficou sabendo sobre o trabalho (e uma referência, se tiver)
  • Por que você está qualificado para o trabalho (seja específico)
  • O que você tem a oferecer ao empregador e por que deseja trabalhar nesta empresa específica (combine suas habilidades com a descrição do trabalho e leia sobre a missão, valores e objetivos da organização para mencioná-los na carta)
  • Um agradecimento por ser considerado para a posição

Diretrizes para redação da carta de apresentação

Confira agora um esboço dos itens que devem ser incluídos em cada carta de apresentação para currículo que você fizer. Mas antes de começar, pode ser útil revisar alguns exemplos de cartas de apresentação, para ter uma visão de como tudo se encaixa na prática.

  • Cabeçalho

Uma carta de apresentação para currículo deve começar com suas informações de contato e as do empregador (primeiro e último nome, endereço, número de telefone, e-mail), seguidas da data de envio. Se for um e-mail em vez de uma carta real, inclua suas informações de contato no final da carta, após sua assinatura. Outros dados importantes se referem à sua localização: cidade, estado, país e CEP.

  • Saudação

Comece sua saudação pela carta de apresentação com "Dr./Sra ./Sra. Sobrenome." Se não tiver certeza se seu contato é do sexo masculino ou feminino, você pode escrever o nome completo. Se você não souber o nome do empregador, simplesmente escreva, "Prezado gerente de contratação". É melhor do que o genérico e formal, "A quem possa interessar".

  • Introdução

Comece a sua introdução declarando o emprego para o qual você está se candidatando. Explique onde você ouviu falar sobre a vaga, especialmente se tiver sido de um contato associado à empresa.

Mencione resumidamente como suas habilidades e experiência correspondem à empresa e/ou cargo. Isso já será suficiente para fornecer ao empregador uma prévia do restante de sua carta. Lembre-se sempre que o seu objetivo na introdução é chamar a atenção do leitor.

  • Corpo

Em um ou dois parágrafos, explique por que você está interessado no emprego e por que é um excelente candidato para o cargo. Mencione as qualificações específicas listadas no anúncio da vaga e explique como você atende a essas qualificações. Não apenas reafirme seu currículo, mas forneça exemplos que demonstrem suas habilidades.

Não se esqueça de que as ações falam mais alto do que as palavras, portanto, não apenas diga ao leitor que você, por exemplo, adora trabalhar em equipe e possui fortes habilidades de comunicação e excelente atenção aos detalhes. Em vez disso, use exemplos tangíveis de sua experiência de trabalho para mostrar essas características em ação.

  • Conclusão

Na seção final de sua carta de apresentação para currículo, reafirme como suas habilidades o tornam um forte ajuste para a empresa e/ou cargo. Se você tiver espaço (lembre-se que, assim como seu currículo, sua carta de apresentação não deve ter mais do que uma página). Você também pode discutir por que gostaria de trabalhar naquela empresa específica.

Declare que gostaria de ter a oportunidade de ser entrevistado ou de discutir possíveis oportunidades na empresa, e explique como e quando você fará o follow-up do andamento do seu processo. Por fim, agradeça ao empregador por sua consideração.

  • Assinatura

Use um fechamento de cortesia e termine sua carta de apresentação com sua assinatura, escrita à mão, seguida do nome digitado. Se for um e-mail, basta incluir seu nome digitado, seguido por suas informações de contato, após o fechamento de cortesia.

Formate sua carta de apresentação

Sua carta de apresentação para currículo deve ser formatada como uma carta comercial profissional. A fonte deve ser a mesma utilizada no currículo e deve ser simples e fácil de ler. Fontes básicas como Times New Roman, Arial, Georgia, Calibri e Verdana funcionam bem. Um tamanho de fonte de 10 ou 12 pontos é fácil de ler. As margens padrão são de 1” na parte superior, inferior e nos lados esquerdo e direito da página.

9 motivos para fazer um estágio no exterior

Adicione um espaço entre o cabeçalho, a saudação, cada parágrafo, a conclusão e sua assinatura. Você pode reduzir os tamanhos da fonte e das margens para manter seu documento em uma única página, mas certifique-se de deixar espaço em branco suficiente para que sua carta seja fácil de ler.

Edite e reveja sua carta de apresentação

Lembre-se de editar e revisar sua carta de apresentação antes de enviá-la. Pode parecer bobagem, mas certifique-se de incluir os nomes corretos do empregador e da empresa - quando você escreve várias cartas de apresentação de uma vez, é fácil cometer um erro. Aqui vai uma dica extra: ler o texto em voz alta é uma boa maneira de detectar pequenos erros de digitação, como palavras ausentes ou frases que parecem estranhas.

Também sempre verifique a grafia do nome do seu contato, bem como do nome da empresa. E, se possível, peça a um amigo ou parente para ajudar a revisar sua carta de apresentação para currículo, afinal, dois pares de olhos são melhores do que um e mesmo revisores profissionais nem sempre pegam seus próprios erros.

Universidade do Intercâmbio

Viu que fazer uma carta de apresentação para currículo não é nenhum bicho de sete cabeças? Se você quiser se preparar melhor para conquistar ótimas oportunidades de trabalho ou estágio fora do Brasil, você precisa começar a se preparar desde agora. E nós podemos te ajudar comm isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como participar? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil.

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

09 Mar 2021

Postagens recentes