Currículo internacional: como adicionar seus cursos da forma certa

Montar um currículo internacional pode ser um desafio, especialmente quando se trata de destacar os cursos que você fez. Pouca gente sabe disso, mas, na maioria das vezes, apenas listar os cursos não é suficiente para se destacar no mercado de trabalho global.

Por isso, já adiantamos: chave é mostrar como você aplicou o que aprendeu na prática, demonstrando suas habilidades e conquistas de maneira concreta.

E como fazer isso?

Adicionar cursos ao seu currículo internacional não é apenas uma questão de preenchimento de espaços. Claro, é importante listar cursos relevantes, especialmente aqueles reconhecidos internacionalmente ou oferecidos por instituições de prestígio. No entanto, o verdadeiro diferencial está em como você apresenta essas qualificações e o impacto que elas tiveram em sua carreira e habilidades.

Ao incluir um curso em seu currículo, não se limite a mencionar o título do curso, a instituição e a data de conclusão.

Vá além e explique o que você aprendeu e, mais importante, como aplicou esse conhecimento em situações reais. Por exemplo, se você fez um curso de gerenciamento de projetos, destaque um projeto específico que você liderou, mencionando os desafios que enfrentou, as soluções que implementou e os resultados que alcançou. Isso não só demonstra que você completou o curso, mas também que você sabe como aplicar os conceitos aprendidos de maneira eficaz.

Outro aspecto crucial é conectar os cursos com as habilidades e competências que são valorizadas na posição para a qual você está se candidatando.

Se você está aplicando para uma vaga que requer habilidades em análise de dados, por exemplo, e você fez um curso sobre esse tema, descreva como você utilizou técnicas de análise de dados em seu trabalho anterior para resolver problemas específicos ou otimizar processos. Use palavras-chave relacionadas ao campo e exemplos concretos para tornar sua experiência mais tangível.

Além disso, se você participou de workshops, seminários ou conferências durante esses cursos, inclua esses detalhes também.

Isso mostra que você está comprometido com o aprendizado contínuo e a atualização de suas habilidades. Mencione qualquer projeto colaborativo ou trabalho em equipe que tenha realizado, pois isso também evidencia suas habilidades interpessoais e de trabalho em grupo, que são altamente valorizadas em ambientes de trabalho internacionais.

Por fim, lembre-se de adaptar seu currículo ao estilo e às expectativas do mercado de trabalho do país onde você está se candidatando.

Em alguns lugares, currículos mais detalhados e descritivos são preferidos, enquanto em outros, a objetividade e concisão são mais valorizadas. Pesquisar sobre as normas de currículo no país-alvo vai aumentar significativamente suas chances de causar uma boa impressão em um processo seletivo!

Construa uma aplicação internacional nota 10 com a Escola M60

Incluir cursos no currículo internacional é um passo importante, mas não suficiente por si só.

O verdadeiro diferencial está em como você apresenta o impacto desses cursos em sua carreira e habilidades. Ao demonstrar concretamente como você aplicou o que aprendeu, você mostra aos empregadores que não apenas possui conhecimento teórico, mas também sabe utilizá-lo de maneira prática e eficaz.

Para todas as etapas de preparação da sua aplicação internacional, a Escola M60 oferece uma orientação completa, ajudando você a se destacar nos processos seletivos do exterior, sejam eles acadêmicos ou profissionais. Clique AQUI e faça agora seu Teste de Perfil para ter a chance de estar na próxima turma.

Foto de capa por Markus Winkler na Unsplash

27 Jun 2024