Provavelmente você tem alguma ideia de quais são as melhores universidades dos Estados Unidos, da Europa, da Austrália, do Canadá e até da Ásia. Mas alguma vez você já parou para se perguntar quais são as melhores universidades da África?
O continente pode até não ser a sua primeira opção de destino de intercâmbio, mas fique sabendo que por lá também existem universidades de ponta e renome internacional, principalmente na África do Sul, como você vai ver na lista a seguir.
Confira agora as 5 melhores universidades da África!
- 5 países para fazer trabalho voluntário na África
- 8 universidades mais bonitas do mundo
- 4 destinos de intercâmbio para fãs de futebol
1. Universidade da Cidade do Cabo - África do Sul
Fundada em 1918, a Universidade da Cidade do Cabo já existia como faculdade desde 1829 e é uma instituição pública localizada nos subúrbios da Cidade do Cabo, a capital legislativa e segundo principal centro urbano, financeiro e cultural da África do Sul.
A instituição tem cerca de 20 mil alunos espalhados por seis campi e é uma das universidades que mais produz pesquisa em todo o continente africano, se destacando nos principais rankings internacionais. Também é a universidade mais antiga da África Subsaariana, ao lado da Universidade Stellenbosch, também na África do Sul. Mais um dado interessante: 5 cientistas associados à instituição já foram laureados com o Prêmio Nobel.
A Universidade da Cidade do Cabo ocupa a primeira posição entre as melhores universidades da África
2. Universidade de Witwatersrand - África do Sul
Localizada em Johannesburgo, maior cidade da África do Sul, a Universidade de Witwatersrand foi fundada em 1922 e conta com pouco mais de 40 mil alunos (63% de graduação e 35% de pós-graduação). É popularmente conhecida como Wits University ou simplesmente Wits. Tem como um de seus ex-alunos mais famosos, ninguém mais, ninguém menos que Nelson Mandela!
Universidade de Witwatersrand
3. Universidade de Stellenbosch - África do Sul
A Universidade de Stellenbosch (SU) é uma instituição pública situada em Stellenbosch, uma cidade na província de Western Cape na África do Sul. Junto com a Universidade da Cidade do Cabo, também detém os títulos de universidade mais antiga da África do Sul e da África Subsaariana.
A SU projetou e fabricou o primeiro microssatélite do continente africano, o SUNSAT, lançado em 1999. Também foi a primeira universidade africana a assinar a Declaração de Berlim sobre o Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades. Conta com cerca de 19 mil alunos de graduação e 10 mil de pós-graduação.
4. Universidade de Joanesburgo - África do Sul
A Universidade de Joanesburgo (UJ) também fica em Johannesburgo e é uma universidade pública que surgiu em 2005 como resultado de uma fusão entre a Rand Afrikaans University (RAU); a Technikon Witwatersrand (TWR) e os campi de Soweto e East Rand da Vista University.
Antes da fusão, os campus de Daveyton e Soweto da antiga Vista University já haviam sido incorporados à RAU. Como resultado dessa fusão da Rand Afrikaans University, é comum os ex-alunos se referirem à universidade como RAU até hoje. A UJ conta com quase 50 mil alunos. Desses, 3 mil são estudantes internacionais de 80 países.
Universidade de Johannesburgo
5. Universidade do Cairo - Egito
Fechamos nossa lista com a Universidade do Cairo, que é a principal universidade pública do Egito. Seu campus central fica em Gizé, a terceira maior cidade do país. Foi fundada em 21 de dezembro de 1908, primeiramente na cidade do Cairo. Porém, em 1929, suas faculdades foram sendo estabelecidas no atual campus. Mas antes que você se confunda, a explicação é simples: as duas cidades ficam uma de frente pra outra, separadas apenas pelo rio Nilo.
É a segunda instituição de ensino superior mais antigo do Egito, depois da Universidade Al Azhar, fundada em 975 d.C (tá aí um record difícil de quebrar, risos). No seu início, a instituição foi fundada e financiada por um comitê de cidadãos com patrocínio da monarquia do país. Em 1925, tornou-se uma instituição estatal sob o regime do rei Fuad I. Já em 1940, 4 anos após sua morte, a instituição foi renomeada como Rei Fuad I University, sendo renomeada mais uma vez após a revolução egípcia de 1952.
A universidade atualmente conta com aproximadamente 155 mil estudantes em 20 faculdades e 3 instituições, sendo uma das 50 maiores instituições de ensino superior do mundo em número de matrículas. Entre seus ex-alunos estão três ganhadores do Prêmio Nobel.
Universidade do Cairo
Estude nas melhores universidades do mundo
E aí, qual dessas melhores universidades da África mais te chamou atenção? Se quiser se preparar para estudar por lá ou em qualquer outro lugar do mundo, existe o lugar certo para você.
A Escola M60 é a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu Teste de Perfil.
*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Ana Clara Reis (2025)