Se você já terminou sua graduação e está pensando em expandir os horizontes no exterior, pode considerar a França como uma ótima opção. É que por lá, além de conhecimento de alta qualidade, o governo francês também desenvolveu um programa de bolsas para mestrado e para doutorado.
A proposta é apoiar os estudantes internacionais que mais se destacam academicamente. E, por isso mesmo, o programa de bolsas chamado de Eiffel Excellence quer selecionar os melhores: só os estudantes de excelência são contemplados com o benefício.
Por isso, preparamos esse artigo para explicar tudo que você precisa saber para fazer seu mestrado ou doutorado na França com bolsa de estudos! Vamos te apresentar ao programa de bolsas, o que é coberto pelo auxílio e quais são os critérios para ser um bolsista. Vem conferir!
(Léonard Cotte/Unsplash)
Como funciona o programa de bolsas Eiffel Excellence?
O Programa de Bolsas Eiffel Excellence foi estabelecido pelo Ministério da Europa e Relações Exteriores da França. A proposta desse programa de bolsas de estudos é permitir que as instituições de ensino superior francesas atraiam os melhores estudantes estrangeiros.
Por isso, as bolsas são dedicadas para alunos internacionais que se matriculem em programas de mestrado ou doutorado e contemplam todo o período de aulas. O valor da bolsa em 2022 é de 1.181 euros para os mestrandos e pode chegar até a 1.700 euros para os doutorandos por mês.
Além desse repasse financeiro, outros benefícios estão incluídos como transporte de trem, passagem aérea, seguro de saúde e atividades culturais. Por essa razão, essa é uma bolsa de estudos muito desejada. Afinal, receber bolsa em euro e estudar na Europa é um sonho para muita gente!
E para escolher os bolsistas, o Ministério da Europa e Relações Exteriores da França, em parceria com as universidades participantes, desenvolveu uma série de critérios para a seleção. Eles são os seguintes:
1. Idade
Os interessados devem ser candidatos até 25 anos de idade e oriundos de países em desenvolvimento para o mestrado. Já para doutorado, são aceitos candidatos de até 30 anos de idade de países em desenvolvimento ou industrializados.
E esse limite de idade deve ser até o período de seleção. A escolha dos alunos acontece, geralmente, em abril, portanto, se você completa 26 ou 31 anos em março já não será mais elegível.
2. Nacionalidade e moradia
O Programa de Bolsas Eiffel Excellence é exclusivo para alunos estrangeiros. Por esse motivo, alunos franceses ou que têm nacionalidade francesa não podem concorrer.
Além disso, os alunos internacionais que já estão residindo na França não podem aplicar para a bolsa durante o mestrado. Já no doutorado, os estudantes que estão fora da França terão prioridade.
3. Origem da aplicação
Apenas as candidaturas submetidas por instituições francesas serão aceitas. É que ao aplicar para a instituição de ensino, você deverá indicar seu interesse nas bolsas e, aí sim, a universidade vai avaliar sua inscrição. Você pode ser indicado apenas por uma instituição de ensino superior, porque qualquer candidato indicado por mais de uma instituição será desclassificado.
Normalmente, os interessados internacionais, inclusive os brasileiros, aplicam para as universidades francesas por meio de uma plataforma online. É através do site Études en France que o estudante vai aplicar para o mestrado ou doutorado. Essa é uma ferramenta do CEF online, um sistema simplificado do governo francês.
4. Nível de ensino
As bolsas do Programa Eiffel são destinadas a estudantes que querem se matricular em um programa de nível de mestrado na França (inclusive em uma escola de engenharia) e para doutorandos. Apenas programas reconhecidos pelo governo francês são elegíveis.
O Programa de bolsas Eiffel Excellence não vale para ser usado em programas de contratos de aprendizagem, estágio, por exemplo, ou contrato de formação profissional.
5. Não ser contemplado por outra bolsa do governo francês
Assim como em outros programas de bolsas de governos do exterior, o interessado não pode ser contemplado para outro auxílio. É que o governo da França proporciona apenas uma grande oportunidade de bolsa por estudante!
Algumas instituições francesas oferecem bolsas que cobrem apenas o seguro de vida, por exemplo. Mas nem nesses casos o interessado pode receber a bolsa Eiffel Excellence. Portanto, confira se cumpre esse critério antes de se inscrever.
6. Participação em outras seleções do programa
Se você já concorreu à bolsa Eiffel Excellence e não foi aceito(a), não poderá concorrer novamente a essa chance, mesmo que a candidatura seja apresentada por outra instituição ou em outra área de estudo. Essa norma vale tanto para o mestrado, quanto para o doutorado. Por isso, a dica é se preparar bastante antes de aplicar, porque só poderá participar do processo seletivo uma ÚNICA vez.
Os alunos que já receberam a bolsa de mestrado Eiffel Excellence NÃO são elegíveis para receber outra no nível de mestrado. E os candidatos anteriormente contemplados com bolsa de doutorado NÃO são elegíveis para receber outra.
A exceção é que para o doutorado, as instituições podem indicar para uma bolsa um candidato anteriormente premiado com bolsa de mestrado. Portanto, caso você seja aprovado para ser um bolsista durante o mestrado, poderá novamente ser bolsista durante o doutorado, caso também seja selecionado!
7. Proficiência no idioma
Para estudar na França, os estudantes internacionais precisam cumprir as competências linguísticas. Os candidatos devem cumprem os requisitos do programa acadêmico, que pode variar. Alguns deles exigem o francês, enquanto outros pedem só o inglês. E também o nível exigido pode mudar dependendo do programa, mas será preciso comprovar através dos testes de proficiência.
A seleção dos bolsistas acontece em duas etapas. Inicialmente, as universidades francesas escolhem os melhores estudantes internacionais e os indicam para a bolsa. A partir daí, um comitê do programa Eiffel composto por sete especialistas de todos os campos de estudos faz a seleção final. Para isso, além de cumprir os critérios básicos, será analisado:
- O nível acadêmico do interessado e, no caso do doutorado, a originalidade do seu projeto de pesquisa;
- A capacidade da instituição de ensino de acolher e desenvolver os alunos internacionais;
- A cooperação entre o Governo da França e o governo do país de origem, para priorizar os países que respeitam esse programa de bolsas;
Portanto, escolher bem a sua universidade de interesse também terá um peso durante a seleção. Pelo menos 70% das bolsas serão para os alunos com melhores notas e excelência acadêmica, enquanto as demais serão voltadas para alunos de instituições de ensino que não receberam ainda bolsas de estudos.
(Anthony DELANOIX/Unsplash)
De forma geral, para que você se organize da melhor forma, a bolsa para mestrado ou doutorado na França do programa de bolsas Eiffel Excellence tem um cronograma bastante similar, todos os anos.
- Setembro: abertura das inscrições para o processo seletivo;
- Janeiro: finalização do prazo para que as instituições encaminhem as candidaturas pelo Campus France;
- Abril: publicação dos resultados;
O ideal é caprichar na sua aplicação para a universidade francesa do seu interesse, já que é a instituição que vai encaminhar os melhores alunos para serem contemplados pela bolsa.
Quais áreas são contempladas pela bolsa de mestrado ou doutorado Eiffel Excellence?
As bolsas Eiffel Excellence, tanto para mestrado quanto para doutorado, estão disponíveis nas seguintes sete áreas:
Ciências:
1. Biologia e saúde
2. Transição ecológica
3. Matemática e digital
4. Ciência e engenharia
Ciências Humanas e Sociais:
5. História, língua francesa e civilização
6. Direito e Ciências Políticas
7. Economia e Administração
Assim sendo, você deve ser um estudante dessas áreas para que possa ser um bolsista!
O que a bolsa de mestrado ou doutorado Eiffel Excellence oferta?
Como vimos, a bolsa de estudos para mestrado ou doutorado (ou ambos, já que o bolsista pode ser contemplado para os dois níveis de pós-graduação) disponibiliza um certo valor em euros para a vida na França. Mas além do valor que varia entre 1.181 e 1.700 euros mensais, o estudante também recebe outros auxílios.
A bolsa inclui:
- Passagem aérea internacional para viagem entre o país de origem e a França de ida e volta;
- Passagem de trem entre o local de moradia na França e o aeroporto;
- Atividades Culturais
- Seguro de saúde para estudantes internacionais;
Como beneficiário de bolsas do governo francês, os alunos selecionados admitidos nas universidades e outras instituições públicas estão isentos de taxas acadêmicas.
É que, por lá, muitos dos custos de ensino já são cobertos pelo governo, mas estudantes precisam pagar uma tarifa anual para o ensino superior. Portanto, quando se é um bolsista do programa de bolsa Eiffel Excellence, não será preciso pagar esse valor.
A bolsa também tem um prazo de duração. Para o mestrado, ela é concedida por, no máximo, 12 meses para os premiados que entram no segundo ano de um programa de mestrado ou, no máximo, 24 meses para bolsistas que ingressam no primeiro ano de mestrado. Para os programas de engenharia, a duração dos estudos e, portanto da bolsa, é maior. Nesse caso, pode ser por até 36 meses.
Ainda para o mestrado, caso o estudante premiado desejar fazer um curso intensivo de idiomas antes de iniciar o trabalho acadêmico, a duração da bolsa Eiffel pode ser estendida por até dois meses, desde que isso seja informado na aplicação.
Mas, vale lembrar que a bolsa não cobre o custo do curso de idiomas, então, se essa for a opção você deve ter em mente que vai receber um auxílio financeiro, mas que deve arcar com o valor das aulas de idioma.
Outro ponto para se atentar é que durante um estágio não obrigatório, intercâmbio em outro país ou ano sabático, a bolsa fica suspensa. Nesses casos, é preciso informar o Campus France com antecedência e em algumas situações, receber autorização para não perder o direito à bolsa.
Já a duração da bolsa de estudos para o doutorado tem um período máximo de 12 meses na França. O que chama atenção nesse ponto é que os alunos podem dividir sua permanência por lá em 3 períodos de, pelo menos, 4 meses cada. E nessas situações, o aluno não pode passar mais de 24 meses (incluindo o tempo que passou fora da França) como bolsista.
(Sharon McCutcheon/Unsplash)
Como fazer mestrado ou doutorado na França de graça?
Com uma bolsa Eiffel Excellence, é possível estudar na França para fazer mestrado e doutorado de graça ou com os custos bastante reduzidos. Todo o processo acontece por meio da aplicação para a universidade que você quer estudar, através do Campus France.
Você aplica para estudar lá através do site, indicando seus resultados acadêmicos, cartas de motivação e recomendação, teste de proficiência do idioma e outros documentos. No caso da língua exigida, alguns programas aceitam o inglês, mas o mais comum é o francês. Para comprovar um nível intermediário de francês, por exemplo, você deve possuir um DELF B1 (intermediário) ou B2 (intermediário-avançado), um TCF 3 ou 4 ou um TEF 3 ou 4.
Durante a aplicação pelo Campus France, também será necessário pagar uma taxa de aplicação e, infelizmente, não existe isenção desse valor.
Após todo esse caminho, a própria universidade seleciona os alunos que mais se destacaram e os indicam, automaticamente, para ser um bolsista Eiffel Excellence. Dessa forma, você não precisa preencher nenhum documento adicional, nem mesmo fazer uma nova aplicação. Todo o processo será automático!
Estude na França com a UDI
As bolsas do Eiffel Excellence são uma excelente chance de estudar na França e realizar seu mestrado ou doutorado! E claro que uma boa preparação faz toda a diferença, porque são os alunos que mais se destacam durante a aplicação que são selecionados.
Você não precisa ter medo de não conseguir realizar o sonho de estudar na Europa! É que pode contar com o apoio de quem mais entende de aplicação e aprovação: a nossa mentoria M60, com aulas ao vivo e até mesmo revisão dos seus documentos.
Não perca tempo: faça agora mesmo seu teste de perfil e conte com a ajuda dos nossos mentores, que têm experiência nas faculdades e programas de estudo mais renomados do mundo! Basta clicar aqui!