#Resumo da aula 328: Guia do estágio remoto internacional

Conquistar uma bolsa de estudos para um estágio internacional pode parecer uma tarefa difícil, mas com a preparação adequada, é totalmente possível.

Se você está em busca de uma experiência no exterior, mas não sabe por onde começar, este guia vai te ajudar a entender os principais tipos de bolsas e como se preparar para conseguir a sua.

Desde estágios extracurriculares até opções para quem já se formou, com certeza há uma oportunidade esperando por você (seja ela remota ou presencial).

1. Tipos de bolsas para estágios

Quando se trata de bolsas de estudos para estágios internacionais, você pode encontrar três tipos principais:

• Parciais: Cobre parte dos custos, como a mensalidade do programa ou parte das despesas com moradia e alimentação.

• Full Tuition: Cobre 100% da mensalidade do curso ou estágio, mas as despesas de vida ficam por conta do aluno.

• Full Ride: Cobre absolutamente tudo — desde as mensalidades até hospedagem, alimentação, e, em alguns casos, até a passagem aérea.

Com essas opções em mente, você pode alinhar suas expectativas e focar nos programas que se adequam ao seu perfil e à sua realidade financeira.

2. Programas de estágio internacional

O estágio internacional é uma ótima maneira de construir seu currículo e obter experiência na sua área, muitas vezes em instituições conhecidas mundialmente. Abaixo, listamos os principais tipos de programas:

• Extracurriculares: Voltados tanto para maiores quanto menores de 18 anos, incluem programas como summer jobs, winter jobs, summer camps, entre outros. Estes são mais curtos e focados em atividades fora do ambiente acadêmico.

• Estágio durante a graduação: Se você está na universidade, há programas de estágio acadêmico (como pesquisa) ou empresarial, que podem ser de curta ou longa duração. Eles complementam o aprendizado e oferecem uma visão prática da sua área de estudo.

• Estágio após a graduação: Para quem já concluiu a faculdade, esses estágios são uma excelente forma de aprofundar o conhecimento na área e, em muitos casos, abrir portas no mercado internacional.

Tanto os programas presenciais quanto remotos (online) estão disponíveis para atender às suas necessidades e objetivos, oferecendo flexibilidade para se adaptar ao seu ritmo de vida.

3. Documentação necessária

Independentemente do tipo de estágio ou bolsa, certos documentos são geralmente obrigatórios. Confira abaixo os itens mais comuns:

• Currículo (para maiores de 18 anos): Mantenha o currículo objetivo e claro, destacando experiências relevantes, como liderança, voluntariado ou habilidades técnicas. O ideal é que ele reflita as qualidades que mais se alinham com a vaga pretendida.

• Carta pessoal: O texto deve seguir um formato bem definido:

• Introdução: Explique o motivo de seu contato e qual é a vaga de interesse.

• Desenvolvimento: Destaque suas motivações e experiências que te tornam o candidato ideal. Lembre-se de não repetir o currículo.

• Conclusão: Reafirme o interesse pela vaga, agradeça a oportunidade e demonstre disponibilidade para entrevistas ou perguntas adicionais.

4. Onde encontrar as vagas?

Agora que você já sabe o que precisa para se candidatar, é hora de entender como encontrar essas vagas. Aqui estão algumas dicas práticas:

• LinkedIn: Para estágios remotos, basta pesquisar “Remote Internship” + o país ou região desejados. Já para estágios presenciais, é só retirar a palavra "Remote" da busca.

• Sites oficiais de instituições: Algumas organizações disponibilizam estágios diretamente em suas plataformas. Crie uma lista de empresas e instituições que se alinhem com seus objetivos e acompanhe regularmente as vagas disponíveis.

📌 OBS: Para assistir ao conteúdo completo desta aula, clique aqui.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Vardan Papikyan na Unsplash

17 Set 2024