Na aula dessa semana, mostramos que é possível estudar fora e ainda receber para isso — mesmo começando do zero, sem inglês fluente, sem currículo internacional e sem muito dinheiro guardado.
Quando falamos em “ser pago para estudar”, não é apenas ter a mensalidade da universidade coberta. Significa receber todo o suporte financeiro para viver no exterior: curso, moradia, alimentação, seguro saúde, passagens e até uma quantia mensal para despesas pessoais.
Essa é uma realidade para diferentes níveis de estudo — ensino médio, graduação, mestrado, doutorado e especializações — e que pode estar mais perto do que muita gente imagina.
O que significa ser pago para estudar fora
-
Receber uma bolsa que vai além das mensalidades, cobrindo todas as necessidades básicas durante o período no exterior;
-
Garantir estabilidade financeira para focar 100% nos estudos e aproveitar a experiência internacional.
6 jeitos de conquistar esse objetivo
1. Bolsas integrais com ajuda de custo
Programas que financiam 100% da experiência e ainda oferecem um valor mensal para despesas. Comuns em países como Alemanha, França, Holanda, Japão, Canadá, entre outros.
2. Universidades com pacotes completos
Instituições que incluem, na própria oferta de admissão, uma bolsa integral e um stipend (mesada para cobrir o custo de vida). Mais frequente em áreas de pesquisa e pós-graduação.
3. Intercâmbio remunerado
Modelos como work and study, estágios internacionais ou contratos de pesquisa que pagam salário ou bolsa para o estudante.
4. Financiamento de agências e ONGs
Organizações que investem na formação de jovens talentos e financiam estudos no exterior, geralmente atrelados a projetos sociais ou acadêmicos.
5. Parcerias entre governos
Acordos bilaterais que oferecem bolsas completas a cidadãos de países parceiros. Exemplo: bolsas concedidas por países europeus para brasileiros através de convênios oficiais.
6. Projetos e competências de destaque
Criação de iniciativas, pesquisas, artigos ou trabalhos de impacto que chamem a atenção de universidades e patrocinadores, resultando em convites para estudar com tudo pago.
O que fazer antes de aplicar
-
Pesquisar a fundo os critérios de cada programa, entendendo prazos e requisitos.
-
Preparar documentos estratégicos como carta de motivação, currículo adaptado ao padrão internacional e cartas de recomendação.
-
Se planejar com antecedência para não perder prazos — muitas inscrições abrem com meses ou até um ano de antecedência. É preciso estar preparado.
📌 OBS: Para assistir ao conteúdo completo desta aula, clique AQUI.
Chegou a sua vez de ir para o exterior
Se você quer conquistar um intercâmbio gratuito, com bolsa ou salário em 2025, existe o lugar certo para isso.
A Escola M60 é a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.
*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.
Foto de capa por Alexander Mils na Unsplash