Como se comunicar no exterior sem dominar o idioma?

Está indo viajar ou estudar uma outra língua no exterior mas ainda não tem segurança para falar? Não se desespere. Mesmo se os seus conhecimentos nesse idioma ainda forem básicos, é possível se comunicar e não passar aperto lá fora. Descubra agora como se comunicar no exterior sem dominar o idioma local.

4 dicas para se comunicar no exterior sem dominar o idioma:

Utilize a tecnologia a seu favor

Tenha um aplicativo de tradução para te ajudar na hora do aperto. Seja aquela palavra que você ainda não conhece ou mesmo uma frase inteira. Você pode utilizá-lo também na hora que bate aquela dúvida de como pronunciar determinada palavra. O ideal é ter acesso a internet para usar esses aplicativos. Então procure por um chip local assim que chegar ao seu país de destino. E também procure por apps que funcionem off-line. Assim você fica totalmente seguro. Mas atenção: não faça desses aplicativos seus melhores amigos em tempo integral. Não os utilize como muleta! Tente aprender de verdade e deixe para recorrer a eles quando for realmente necessário.

Foque no básico

Pelo menos a princípio, se você ainda estiver verde no idioma que está estudando, tente aprender o básico antes da viagem. Já pensou ir ao supermercado e não saber perguntar o preço de um produto? Ou tentar se apresentar para um possível novo amigo e não saber como fazer isso? Palavras e frases como “por favor”, “obrigado”, “de nada”, “nos vemos mais tarde”, “prazer em te conhecer”, “você pode me ajudar a chegar a essa rua?”, “que horas são?”, entre outras, são fundamentais. É melhor então não fazer feio na hora de utilizá-las pra valer.

Não tenha vergonha

Um dos maiores erros de quem está começando a aprender uma nova língua é ter medo de falar nesse idioma. Não sabe como pronunciar de forma exata? Fale assim mesmo. O medo de falhar é o maior inimigo do aprendizado.  Tenha em mente que errar é normal. Se até os nativos da língua cometem erros às vezes, então porque você não pode?

Seja criativo

Comunicação não é apenas fala. Não conseguiu falar algo importante e nem o tradutor te ajudou? Utilize sua criatividade. Faça mimicas, gestos ou qualquer outra coisa que você possa achar útil no momento. O máximo que pode acontecer é te acharem engraçado. Mas provavelmente você obterá a ajuda que precisa. E de quebra ainda terá uma bela história para contar e rir depois que voltar para casa.

E aí? Conseguiu ter uma ideia básica de como se comunicar no exterior sem dominar o idioma local?  O que importa é não ter vergonha e se jogar na experiência de verdade. Não deixe sua insegurança te limitar. Não permita que o seu medo seja um obstáculo para o seu processo de aprendizagem. Ainda acha que não tem a segurança necessária para cair de cabeça nessa experiência? Talvez o que você precisa é da ajuda da nossa mentoria especializada que vai te auxiliar a lidar com essas questões com mais confiança. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

29 Nov 2018

Melhores universidades do Reino Unido

Descubra as melhores instituições de ensino no Reino Unido para estudantes internacionais e impulsione sua carreira acadêmica!

11 Mai 2024