Se você sonha em fazer uma pós-graduação no exterior, seja em nível de mestrado ou doutorado, já deve ter se deparado com o termo “statement of purpose’ ou SOP. Esse tipo de statement é um dos requerimentos exigidos para ingressar em muitos programas de pós-graduação internacionais. Mas, se você ainda não tem ideia do que seja isso, pode ficar tranquilo(a), porque hoje nós vamos te explicar não só o que é, mas também como escrever uma ótima SOP.
O que é uma Statement of Purpose?
Além das suas notas no GRE, algumas universidades exigem a entrega de redações para realizar a sua aplicação. Uma das possíveis redações pedidas é uma statement of purpose, ou declaração de propósito. Nela a universidade espera que você responda por que você quer fazer aquele curso naquela universidade, ou seja, sua intenção ao aplicar para lá. Por isso é muito importante que ela seja voltada especificamente para cada programa.
No geral, essas redações têm entre 500 e 1000 palavras. Nesse espaço você precisa contar quais são as suas motivações e seus sonhos para o futuro. Muitas vezes, as redações de declaração de propósito são usadas como uma forma de desempatar candidatos. Então, se você não está tão seguro(a) do seu GRE ou GPA, a SOP pode ser uma maneira de se destacar perante os avaliadores.
Qual a diferença entre a Statement of Purpose e a Personal Statement?
Ao contrário da personal statement, que foca em você, a statement of purpose foca no seu propósito ao ingressar naquele curso. Pode-se dizer que uma personal statement diz quem você é, enquanto uma statement of purpose diz o que você quer fazer e por que você quer fazer aquilo.
Isso não quer dizer que você não pode falar da sua história na statement of purpose, mas ela tem que ser mais focada na parte acadêmica e profissional. Na SOP você vai destacar não só suas conquistas ao longo da vida acadêmica como também seus interesses de pesquisa, por exemplo. Enquanto na personal statement você pode falar sobre os desafios que enfrentou na vida pessoal.
Qual a diferença entre Motivation Letter e Personal Letter?
Outra diferença entre as duas fica por conta da linguagem. A personal statement pode ser escrita em uma linguagem um pouco menos formal. Por outro lado, a statement of purpose precisa ser escrita em linguagem formal. De toda forma, ambas as redações servem para mostrar que você terá uma trajetória bem sucedida no programa.
Passo a passo para a SOP perfeita
Tendo em vista todas essas características, vamos te passar algumas dicas simples para escrever uma excelente statement of purpose e ampliar as suas chances de conseguir uma vaga na pós-graduação dos seus sonhos.
1. Pense nos seus objetivos futuros
Uma das principais características da statement of purpose é falar como seus objetivos profissionais e acadêmicos podem ser atingidos se você conseguir uma vaga naquele programa. Para isso, você tem que deixar bem claro quais são os seus planos para o futuro e a maneira exata como estudar naquela universidade vai te ajudar.
5 dicas para se destacar na graduação
Uma boa dica é fazer um planejamento escrito com todos os seus planos e os motivos profissionais e acadêmicos pelos quais aquele curso vai te ajudar. Por exemplo, se a ênfase daquele programa de pós-graduação em desenvolvimento de jogos para celular se encaixa com seus sonhos de criar um jogo ou trabalhar em uma empresa específica do gênero.
2. Pesquise sobre o programa e seus professores
Antes de escrever a sua redação, pesquise profundamente sobre o programa. Quanto mais você souber sobre o curso que você quer fazer e as áreas de atuação dos professores, mais fácil será descrever como aquele curso específico se relaciona com você. Assim, você também descobre os aspectos do programa que mais despertam o seu interesse.
Você pode fazer uma lista dos professores com os quais você gostaria de trabalhar, dos estágios que você acredita que pode fazer e dos grupos que você deseja participar. Um detalhe importante é que, normalmente, não é bem visto incluir na statement of purpose a classificação do curso ou o quanto é difícil de entrar.
3. Planeje seus parágrafos
Um dos pontos que facilitam na escrita de qualquer texto é a organização. O mesmo vale, claro, para as statements of purpose. Uma boa maneira de estruturar esse tipo de redação é escrever cinco parágrafos divididos em quatro partes:
- Na primeira parte você explica quem você é e quais são os seus principais objetivos para fazer aquele curso. Tente fazer isso em um parágrafo.
- Na segunda parte, também em um parágrafo, justifique a escolha daquele programa especificamente e como ele pode te ajudar a alcançar os seus objetivos, enfatizando como você se encaixa nas propostas do curso.
- A terceira parte pode ser um pouco maior do que as outras, com cerca de dois parágrafos. Aqui você deve justificar por que aquela vaga deve ser sua. Fale das suas qualidades que podem agregar ao programa.
- Na última parte, também com um parágrafo, faça um encerramento falando dos seus planos para o futuro. Foque mais nos planos a longo prazo e não nos objetivos imediatos, que já foram abordados no primeiro parágrafo.
Cada um tem uma forma de organização que funciona melhor para seu tipo de escrita, mas pode ser uma boa ideia anotar antes os principais pontos que você quer abordar, afinal o espaço é curto. Outra dica é já escrever na formatação solicitada pela universidade. Geralmente a fonte utilizada é a Times News Roman em tamanho 12.
4. Pense em maneiras se destacar
Além de falar sobre os seus objetivos, uma statement of purpose também serve para mostrar as suas conquistas profissionais e acadêmicas. Isso deve ser feito de uma forma que não pareça apenas uma repetição do seu currículo, então é importante especificar bastante as experiências.
4 erros para evitar ao montar um currículo
Nesse processo, destaque também suas principais qualidades. Mas preste atenção para fazer isso de forma discreta para não soar arrogante. Então não diga que você é inteligente ou comprometido(a), descreva situações em que suas atitudes demonstram sua inteligência e comprometimento. Desse jeito, você vai conseguir comprovar que tem essas qualidades.
5. Tenha um texto cativante
O texto da statement of purpose deve ter um tom formal, mas não permita que ele se torne monótono. Se a sua redação parecer muito com um texto acadêmico, os avaliadores podem ficar menos interessados por ela. Lembre-se de que essas pessoas estão lendo muitos textos e o seu só vai se destacar se for fácil de seguir com a leitura.
Quando estiver escrevendo, pense que se trata de uma conversa com alguém importante. Ao mesmo tempo que a formalidade continua presente, a escrita se torna mais leve, como se você estivesse contando uma história para o diretor ou diretora da sua escola ou faculdade, por exemplo. Mas tome cuidado para não soar amigável ou informal demais. O segredo está em ficar no meio termo.
Intercâmbio com a UDI
Pronto, agora você já sabe o que é e como fazer uma statement of purpose perfeita para entrar em um programa de pós-graduação. Mas o processo de aplicação das universidades internacionais envolve muitos passos. Então que tal se preparar com pessoas que já estudaram por lá? Essa é a proposta da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil e fique sabendo como aproveitar as melhores oportunidades internacionais! É só clicar aqui.