Transição de carreira: como planejar

Fazer uma transição de carreira é uma decisão que exige coragem e planejamento.

Em um mercado de trabalho em constante evolução, muitos profissionais sentem a necessidade de redirecionar suas trajetórias em busca de novas oportunidades e realizações.

Mas como dar o primeiro passo nesse processo?

Uma das formas mais eficazes de se reinventar é através do intercâmbio, que pode abrir portas para uma nova graduação, estágio, curso profissionalizante ou pós-graduação em outro país.

Neste artigo, vamos explorar como planejar essa mudança de vida de maneira estratégica e bem-sucedida!

Planejando sua transição de carreira

A transição de carreira começa com uma autoavaliação cuidadosa. Quais são suas habilidades atuais? O que você gosta de fazer? Quais são suas paixões?

Essas são perguntas essenciais que devem ser respondidas antes de qualquer mudança. A partir daí, você pode identificar quais novas áreas ou setores combinam com seus interesses e aptidões. No entanto, é preciso ir além do autoconhecimento.

Que tal um intercâmbio?

O intercâmbio pode ser a chave para abrir novas oportunidades na sua transição de carreira. A experiência de estudar e trabalhar no exterior não só amplia seu conhecimento, como também oferece uma imersão cultural que pode ser determinante para seu sucesso em uma nova área.

Existem diversas opções que podem atender às suas necessidades, seja por meio de uma nova graduação, estágio, curso profissionalizante ou pós-graduação.

Nova graduação e/ou estágio: Se você deseja mudar completamente de área, começar uma nova graduação em outro país pode ser uma excelente opção. Além disso, a possibilidade de fazer estágios internacionais durante o curso permite que você adquira experiência prática na nova profissão, aumentando suas chances de sucesso no mercado global.

Curso profissionalizante ou pós-graduação: Para quem já possui uma formação e busca se especializar ou direcionar sua carreira para uma área específica, um curso profissionalizante ou uma pós-graduação no exterior pode ser o caminho ideal. Esses cursos costumam ter uma duração menor e focam no desenvolvimento de habilidades específicas, o que é perfeito para quem quer uma transição mais rápida e eficiente.

Preparação financeira e logística

Uma transição de carreira planejada através de um intercâmbio exige também uma preparação financeira e logística. É fundamental pesquisar sobre as opções de bolsas de estudo, estágios remunerados e financiamentos disponíveis.

Além disso, conhecer o custo de vida no país escolhido e preparar toda a documentação necessária para a mudança é crucial para evitar imprevistos.

Adaptabilidade e mentalidade de crescimento

Mudar de carreira, especialmente através de um intercâmbio, requer uma alta dose de adaptabilidade e uma mentalidade de crescimento. Esteja preparado para enfrentar desafios e sair da sua zona de conforto.

A experiência de viver em um novo país, lidar com culturas diferentes e aprender novos conceitos pode ser transformadora, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Cathryn Lavery na Unsplash

22 Ago 2024

UDI News | Edição de Setembro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

08 Set 2024