A Universidade Cornell tem grande prestígio mundo afora e, assim como Harvard, Yale e outras 5 universidades americanas, também faz parte da Ivy League. Esse é um grupo das mais prestigiadas e reconhecidas instituições dos Estados Unidos.
Apesar de ser uma das melhores universidades dos EUA, talvez Cornell seja a menos conhecida aqui no Brasil. Para mudar esse cenário, trouxemos algumas informações para você conhecer a instituição e, quem sabe, tentar um intercâmbio por lá!
(Will Barkoff/Unsplash)
Universidade Cornell: uma história de inovações
A Universidade de Cornell foi fundada em abril de 1865, com a autorização e a concessão de terras do congresso do estado de Nova York. Na época, o senador Ezra Cornell ofereceu sua fazenda em Ithaca como local para construção e US$500.000 de sua fortuna pessoal como doação inicial.
A universidade foi inaugurada oficialmente em outubro de 1868, com o término da construção dos dois primeiros edifícios. O primeiro ano letivo da instituição teve 412 alunos matriculados. Um fato interessante é que, desde a fundação, Cornell sempre foi uma instituição não-sectária. Ou seja, não restringe o ingresso de estudantes por etnia ou religião.
Com o tempo, Cornell se tornou uma instituição tecnologicamente inovadora, buscando, portanto, sempre aplicar e divulgar as pesquisas desenvolvidas por lá. Por exemplo, em 1883, o campus da universidade foi um dos primeiros a usar eletricidade de um dínamo movido a água para iluminação.
Desde 2000, a Universidade Cornell vem expandindo seus programas internacionais. Em 2004, a instituição abriu a Faculdade de Medicina Weill Cornell no Catar. Ela também possui parcerias com instituições da Índia, de Cingapura e da China. Em 2004, Cornell e Stanford lançaram a pedra fundamental para a construção conjunta de um novo Bridging the Rift Center, um projeto que busca desenvolver a educação na fronteira Israel-Jordânia.
Ou seja, é uma universidade com muito interesse na globalização e na possibilidade de expandir seus horizontes. Mais de 20% dos estudantes da Cornell são intercambistas: o que também reforça a ideia de que os alunos internacionais são bem-vindos nessa comunidade acadêmica.
(Kenneth C. Zirkel/Wiki Commons)
Campus e estrutura da Cornell
O campus principal da Universidade Cornell fica em East Hill, em Ithaca, no estado de Nova York. Desde que a universidade foi fundada, o campus se expandiu para cerca de 9,3 km², abrangendo o terreno principal e áreas próximas.
Dentre os campi, o central possui laboratórios, prédios administrativos e quase todos os edifícios acadêmicos. Além disso, também por lá ficam as instalações esportivas, auditórios e museus. Além do campus principal, a Cornell tem instalações também na cidade de Nova York, como o campus médico Weill Cornell e o Centro de Tecnologia Cornell Tech.
Cada uma das faculdades da Cornell admite seus próprios alunos e fornece seu próprio corpo docente. As duas maiores faculdades de graduação da universidade são a Faculdade de Artes e Ciências e a Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida.
Já as faculdades de pós-graduação incluem a S.C. Johnson Graduate School of Management, a Faculdade de Engenharia, a Escola de Direito e a Faculdade de Medicina Weill Cornell. A universidade também é bastante conhecida por sua Faculdade de Medicina Veterinária, e pela prestigiada Escola de Administração Hoteleira.
Hoje em dia, Cornell abriga 23.650 estudantes, sendo cerca de 15.503 de graduação, 7.101 de pós-graduação e 2.978 de educação profissional. Os intercambistas representam 24% desse corpo estudantil! Esses alunos são acompanhados por 1.695 professores e quase 8.400 funcionários.
Por isso, separamos as escolas e cursos de graduação da Cornell:
1. Agricultura e Ciências da Vida
A ideia dessa escola é trabalhar em várias disciplinas para enfrentar os desafios do nosso tempo através de pesquisa, educação e divulgação de renome mundial.
2. Arquitetura, Arte e Planejamento
Uma das mais reconhecidas do planeta, a proposta é encorajar a criatividade e o pensamento crítico como mudança do mundo.
3. Artes e Ciências
Bastante diversa, essa escola conta com vários Majors, Minors e programas especiais para que os estudantes possam trilhar sua caminhada na área.
4. Escola de Negócios Cornell SC Johnson
Composta por três escolas: Peter and Stephanie Nolan School of Hotel Administration, Charles H. Dyson School of Applied Economics and Management e Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management, essa área de estudos da Cornell é muito expressiva.
5. Escola de Ciências da Informação e Computação Cornell Ann S. Bowers
A faculdade já ganhou prêmios e busca inovar e crescer de forma acelerada, conforme as novas demandas sociais.
6. Escola de Engenharia
A ideia é conhecer os problemas e pensar em soluções práticas e inovadoras que possam fazer do mundo um lugar melhor.
7. Escola de Ecologia Humana
A faculdade visa conectar os diversos setores da vida, como social, natural e ambiente criado para explorar e definir as relações humanas.
8. Escola de Relações de Trabalho e Industriais
Para essa faculdade, o objetivo é preparar líderes, informando políticas e práticas nacionais e internacionais e, assim, melhorar as vidas em todo planeta.
9. Escola de Política Pública Cornell Jeb E. Brooks
Essa faculdade se destaca bastante na Universidade Cornell por meio de estudos, pesquisas e resultados acadêmicos. As ciências sociais têm uma trajetória de excelência por lá.
10. Cornell Tech
Esse é o novo campus da Universidade Cornell em na cidade de Nova York. O objetivo é combinar conhecimento técnico e ações práticas na área tecnológica.
11. Escola de Direito
Legislação e leis são o foco principal da escola de direito de Cornell. Vale lembrar que quando se cursa direito no exterior, é preciso revalidar o diploma no Brasil.
12. Medicina Veterinária
Através de colaboração entre as disciplinas, a faculdade busca conhecer a saúde animal.
13. Medicina
São três faculdades na área médica para a Universidade de Cornell: Weill Cornell Medicine e Weill Cornell de Ciências Médicas na cidade de Nova York e Weill Cornell Medicine no Qatar.
Por que a Universidade Cornell é tão respeitada?
Cornell é, atualmente, uma das 30 melhores universidades de todo o mundo, aparecendo na posição 21 do QS World University Rankings de 2022. Já nos Estados Unidos ela ocupa a 12.ª posição no mesmo ranking.
Até hoje, a instituição é berço de diversos ganhadores do prêmio Nobel, vencedores do prêmio Turing e medalhista Fields. Além disso, medalhistas olímpicos e bilionários estão entre os ex-alunos de destaque da Universidade Cornell.
Claro que todo esse histórico de sucesso também impacta na concorrência da Universidade Cornell, que é uma das mais expressivas! A admissão por lá conta com cerca de 35 mil inscrições e aproximadamente 3 mil alunos aceitos. Ou seja, toda a concorrência é justificada pela história e pelo desenvolvimento atual da instituição!
Como aplicar para a Universidade Cornell?
Para estudar na Universidade Cornell, os estudantes internacionais seguem o mesmo processo de inscrição que nossos candidatos do primeiro ano ou de transferência. Eles são avaliados para admissão considerando a capacidade dos alunos ou dos pais de pagar os custos educacionais.
Todo o processo acontece pela Common Application. Essa é uma plataforma online de aplicação, utilizada por cerca de 800 instituições não só nos EUA como também em outros países. Mas, além disso, será preciso apresentar alguns formulários complementares, como histórico escolar, recomendações de professores e outros itens.
Até 2024, não é necessário apresentar seus resultados do SAT/ACT para ser admitido na Universidade Cornell. Essa medida está valendo para 2022, 2023 e 2024. Além dos documentos, acontece uma entrevista com os alunos interessados no programa de graduação em Arquitetura. Outras áreas que apresentam algumas exigências a mais são: artes, design e fashion design. Nesses casos, também será preciso enviar seu portfólio.
Os candidatos internacionais que devem solicitar ajuda financeira quando solicitam a admissão. É que os alunos não serão elegíveis para solicitar ajuda financeira a qualquer momento durante a graduação em Cornell, apenas durante a aplicação e o seu primeiro ano. Mas aqueles que são aceitos podem pedir a renovação do benefício.
A Universidade Cornell tem bolsas de estudos?
Sim! A Universidade Cornell tem bolsas de estudos para os estudantes interessados em realizar a sua graduação por lá. Portanto, se você está montando sua college list e está de olho na Cornell, pode ficar tranquilo, porque é possível ser contemplado com um auxílio financeiro durante seus estudos.
O que mais chama atenção na instituição é que as bolsas não são fornecidas com base em mérito acadêmico, nem para os atletas. Na Cornell, todas as bolsas têm como critério a necessidade financeira. Portanto, se você já garantiu seu aceite por lá, para conseguir a bolsa deverá apenas comprovar que você precisa.
LEIA TAMBÉM — Qual é a diferença entre bolsas full ride e full tuiton?
E a bolsa de estudos da Corell também é para estudantes internacionais. Ou seja, não é exclusiva para estudantes norte-americanos, por isso, todos os estudantes intercambistas podem ser candidatos. Além disso, por lá, o recurso financeiro dedicado à sua anuidade vai cobrir toda sua necessidade que tenha sido comprovada.
O processo para se inscrever para ser um bolsista Cornell é pela internet. É através do College Scholarship Service CSS Profile — uma plataforma online, que o estudante vai enviar sua documentação. De forma geral, serão solicitados seus documentos pessoais e de renda familiar. Portanto, é uma boa ideia já separar e organizar essa documentação para facilitar o processo.
Ao longo dos anos de graduação, o aluno vai ter que reaplicar para garantir a manutenção da bolsa de estudos. É que a situação financeira pode mudar ao longo do curso, portanto, a necessidade da bolsa também pode ser alterada. Essa solicitação de renovação da bolsa também é online.
Além das bolsas de estudos, existe uma outra taxa que os estudantes internacionais podem pedir a isenção. É que nos EUA e também na Universidade Cornell, existe uma taxa de aplicação.
Ou seja, quando você aplica para a instituição de ensino, tem que pagar uma tarifa pela análise da sua solicitação e também dos seus documentos. Mas é possível ser isento, basta solicitar pelo e-mail [email protected]u. Assim, você também pode economizar nas aplicações. Confira outros detalhes de como conquistar isenção em outras universidades aqui.
(Buro Millennial/Pexels)
Como me manter na Universidade Cornell?
Além das bolsas de estudos, a universidade Cornell oferece uma outra oportunidade para ajudar os alunos a permanecerem na instituição. É o work on campus. Essa é uma modalidade comum nas principais universidades dos Estados Unidos.
São trabalhos de meio período, com horas limitadas por semana e que não trazem prejuízos aos estudos acadêmicos. Portanto, é uma boa oportunidade de manter suas finanças em dia com os estudos no exterior.
Funcionário Estudante
Você pode trabalhar como um funcionário estudante desde que esteja registrado em uma graduação de tempo integral e não tenha outros impedimentos no seu histórico escolar. A Universidade Cornell não indica os estudantes para as vagas, por isso, é sua obrigação ficar de olho nas chances para verificar quais mais interessam e não atrapalham seus horários de aula.
Federal Work-Study
Essa é uma chance para aqueles beneficiados com bolsas de estudos. É que o empregador que vai te contratar é reembolsado pelo Governo Federal com parte do valor. Essa forma de trabalho é dedicada aos estudantes que recebem apoio financeiro, desde que sejam cidadãos dos EUA ou não residentes elegíveis.
Quando você aplica para ser um bolsista de Cornell, no formulário você deve indicar quanto você pretende receber sendo um trabalhador estudante. Esse dinheiro pode ser usado para cobrir seus gastos e também contribuir com as despesas educacionais.
Summer Jobs e Internships
Summer Jobs ou estágios fora do campus da Cornell também são anunciados através dos Serviços de Carreira. Sendo um estudante de lá, você terá acesso aos anúncios de emprego, já que será preciso informar seu número de identificação Cornell NetID válido.
Estudar em Cornell é possível?
Como vimos, estudar na Universidade de Cornell é possível! Claro que, como a instituição é muito renomada, a concorrência é alta. Mas, com a preparação adequada, você consegue sua aprovação. E mesmo que você não tenha os recursos financeiros para bancar os estudos nessa universidade dos Estados Unidos, pode se inscrever para ser um bolsista por lá!
Como as bolsas consideram a sua necessidade financeira, é uma possibilidade de ouro! Além disso, as chances de combinar trabalho e estudo na universidade são uma ótima pedida para os intercambistas garantirem sua manutenção nos Estados Unidos.
Agora que você está por dentro da Universidade Cornell, já pode começar a se preparar para fazer um intercâmbio por lá. Para isso, a nossa mentoria especializada te ajuda a se preparar e aplicar! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!
*Texto escrito por Lucas Almeida (2019) e atualizado por Elaine Maciel (2022).