Como aproveitar as férias sem deixar os estudos de idioma de lado

Julho é um dos meses mais esperados por quem está na escola ou na faculdade, porque costuma ser o período onde acontecem as tão desejadas férias. É aquele momento perfeito para relaxar e desligar um pouco a cabeça dos estudos e das responsabilidades.

No entanto, isso não significa que você precisa deixar tudo de lado para aproveitar esse momento. Diferente do que muita gente imagina, é possível curtir as férias e ainda assim exercitar, de uma forma completamente diferente, seus conhecimentos naquele idioma que você está aprendendo, independente de qual seja ele.

Por isso, hoje nós vamos te contar algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar seu momento de descanso sem deixar a prática de lado! Confira a seguir:

1. Esqueça as apostilas e cadernos

Não que você não possa aproveitar seu tempo livre para se dedicar aos estudos, se essa for a sua vontade. No entanto, a ideia deste artigo é mostrar como é possível aprender mesmo sem estar sentado de frente a um material de estudo pronto!

Por isso, deixe suas apostilas e seus cadernos de férias por um tempo também. Isso pode ser ótimo para dar um descanso para a sua mente, porque os momentos de lazer e descontração também devem fazer parte da sua rotina de estudos.

São eles que vão recarregar suas energias e te dar mais força para voltar com tudo no próximo semestre!

2. Crie uma rotina personalizada para as férias

Se mesmo depois de ler o tópico anterior, você ainda achar necessário separar um momento para se sentar em frente aos livros e estudar da forma “tradicional”, está tudo bem. Mas lembre-se de pegar um pouco mais leve consigo mesmo!

Não importa quanto tempo você tem de descanso, se a sua rotina mudar por alguns dias, aproveite este momento para tirar algumas horas para si e encaixe seus blocos de estudo no meio dessa rotina temporária.

3. Invista em materiais mais lúdicos

Hoje em dia, na internet, existem diversos tipos de conteúdo gratuito para quem deseja aprender novos idiomas. Um bom exemplo disso são os apps que vieram com tudo para te ajudar com tarefas que abrangem desde os princípios mais básicos da língua até os mais avançados. O melhor disso é que ainda existe a possibilidade de programar o tempo e o horário que você deseja dedicar do seu dia aos estudos do idioma!

Um outro exemplo que pode ser útil para quem quer aprender de forma mais descontraída são os vídeos no YouTube e os próximos tópicos que abordaremos a seguir:

4. Assista filmes e séries

Tem jeito melhor de aprender e treinar o vocabulário do que esse? Além de consumir um conteúdo de entretenimento, você ainda aproveita para descobrir novas palavras e expressões da língua!

A seguir, nós reunimos algumas indicações de filmes e séries separados por idioma para você praticar:

Inglês

• Meninas Malvadas
  • Divertidamente
  • As Vantagens de Ser Invisível
  • Para Todos Os Garotos Que Já Amei
  • Liga da Justiça

• Modern Family
  • Friends
  • The Crown
  • Sherlock
  • Grey’s anatomy

Espanhol

• Toc Toc
  • Roma
  • O Poço
  • O Segredo dos Seus Olhos

• As Telefonistas
  • A Casa das Flores
  • A Cozinheira de Castamar
  • Sem Medo da Vergonha (reality show)
  • Ingovernável

Francês

• Intocáveis
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • Como Arrasar um Coração
  • A Voz do Coração
  • Eu Não Sou Um Homem Fácil

• Lupin
  • Osmosis
  • Dix Pour Cent
  • Amor Ocasional
  • Chamas do Destino

*Lembre-se de verificar a classificação indicativa dos conteúdos antes de consumir qualquer um deles.

5. Ouça músicas no idioma

Por último, mas não menos importante, temos as músicas!

Outra ótima forma de praticar a escuta e a fala é ouvindo artistas nativos dos países que falam o idioma que você está aprendendo. Aqui, vale qualquer gênero musical, o que importa mesmo é o seu gosto e a sua atenção para as expressões cantadas.

Se o seu objetivo é conquistar um intercâmbio…

Não adianta apenas treinar o idioma. É preciso se preparar de forma completa!

E para isso, existe a Escola M60, a maior escola de preparação para intercâmbios do país.

Nela, você tem acesso, em um só lugar, a tudo o que você precisa para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil, com mais de 60 estratégias de bolsas e intercâmbios nunca antes divulgados na internet, para todas as áreas, idades e perfis.

Junte-se a nós na próxima turma: clique AQUI e faça seu teste de perfil para a M60.

06 Jul 2023